Em julho de 1988, um grupo de pais, liderados pela Sra. Lúcia de Fátima Nunes de Freitas, voluntariamente fizeram uma pesquisa em todo o município de Maracanaú, cadastrando um número expressivo de pessoas com deficiência e, assim, elaborando um projeto com a finalidade de criar uma escola especial.
Após muita luta, e com o apoio da Prefeitura Municipal de Maracanaú, através da Secretaria de Ação Social, em 10/08/89 foi criada a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Maracanaú – APAE Mc., uma sociedade civil, filantrópica, que tem sua missão fundamentada em três vertentes: a luta em defesa dos direitos da Pessoa com Deficiência, o apoio à família e o atendimento especializado, sem fins lucrativos.
Em junho de 1999, nossa sede mudou para a comunidade da Pajuçara, onde realizamos um novo cadastro e foram diagnosticados 317 famílias que se encontravam sem nenhuma assistência no que diz respeito a educação especial.
Atualmente, o Centro de Educação Especial Portal do Saber atende 206 pessoas com deficiência, em atendimentos de Fonoaudiologia, Psicologia, Apoio à Inclusão Escolar, Artes, Esportes, Dança, Habilidades Pessoal e Social, Autogestão, Autodefensoria e Família, Comunicação e Linguagem, Tecnologia da Informação, Psicomotricidade e Educação Profissional.